2019/02/08

Spotify reserva direito de cancelar contas que usem ad blockers

O Spotify está a celebrar o seu primeiro ano de lucros, mas não de uma forma que alguns utilizadores apreciarão: o Spotify alterou as condições, e tem agora o direito de cancelar qualquer conta que utilize qualquer forma de remover publicidade ou ultrapassar as limitações do modo gratuito.

O Spotify disponibiliza uma modalidade gratuita, mais limitada, a par do serviço pago; e no passado já demonstrou estar atento a algumas técnicas de redução de custos, como o recurso a contas familiares partilhadas entre pessoas que não moram na mesma casa - com o envio de avisos para os utilizadores para que "tratassem do assunto" (temos alguns leitores que já passaram por esta situação, embora outros digam continuar a fazê-lo sem problemas... até quando, não se sabe.)

Agora, o Spotify avança com a ameaça de que recorrer a ad blockers ou apps alteradas que permitem aceder a qualquer música que se queira, poderá resultar no cancelamento imediato da conta.

Até ao momento, o Spotify tem enviado emails de aviso, pedindo aos utilizadores que parem de utilizar essas apps (quando detecta uma utilização "anormal"), mas com estas alterações às condições de utilização, a partir de 1 de Março o Spotify pode simplesmente cancelar qualquer conta que ache que esteja a violar as condições, sem qualquer aviso prémio. Fica o aviso feito, mas não sei até que ponto surtirá efeito... imagino que a maioria dos utilizadores que recorra a estas apps se registe com emails descartáveis temporários, e assim que (eventualmente) seja bloqueado, limitar-se-á a criar uma nova conta...

5 comentários:

  1. Ou... Google Music, YouTube Music...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é para pagar também podes ir para Spotify Premium.

      Eliminar
  2. Não tenho qualquer reserva mental sobre esta atitude do Spotify, mais acho que é o correto a fazer, digo isto porque o Spotify tem uma modalidade gratuita.

    ResponderEliminar
  3. Não vejo porque é que alguma vez não tiveram esse direito, a modalidade free só é "free" se tiver anúncios, qual é a duvida?!

    ResponderEliminar
  4. basta adicionar uma exceção nas configurações no adblock e assunto resolvido..

    ResponderEliminar