2019/03/27

Automóveis com "caixa negra" obrigatória a partir de 2022


A Comissão Europeia aprovou uma nova série de requisitos de segurança para os automóveis que serão obrigatórios a partir de 2022, incluindo sistemas de alerta em caso de sonolência ou distracção, e também o registo de dados em caso de acidente.

Os acidentes rodoviários continuam a ser um flagelo, e a UE quer acelerar a adopção de sistemas de segurança que os possam evitar. Para isso, à semelhança do que foi feito no passado para os cintos de segurança, ABS e controlo de estabilidade, a partir de 2022 passará a ser obrigatório que todos os veículos incluam uma nova gama de ajudas tecnológicas à condução.

Entre elas encontram-se coisas como sistemas de alerta em caso de sonolência ou distracção do condutor, adaptação inteligente da velocidade, sensores ou câmaras de marcha-atrás, aviso de saída da faixa de rodagem, sistemas de travagem de emergência, ou ainda sistemas que permitam a condutores de autocarros e veículos pesados ver e alertar para o que se passa em redor do veículo. Adicionalmente, todos os dados serão registados numa "caixa negra" para auxiliar as investigações em caso de acidente.

A UE estima que com estes sistemas se possam evitar 25 mil mortes e 140 mil feridos graves ao longo da década seguinte; constituindo mais um importante passo em direcção ao objectivo "Visão Zero" de eliminar completamente as mortes e feridos até 2050.

5 comments:

  1. Tardou mas lá vem uma lei que já fazia sentido há muitos anos.
    Já há bastante tempo que os carros estão repletos de electrónica e graças a isso e possível saber informação da praticamente tudo.
    Ter essa informação armazenada de forma a poder ser analisada e entender o que aconteceu aquando de um acidente fatal sem testemunhas é mais do que importante sendo hoje em dia tão simples de conseguir.

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Os carros até se podem tornar autónomos e autênticos Chaimites tecnológicos, mas enquanto os comportamentos nao mudarem e nºao se considerar a impulsividade de cada pessoa (e como controlá-la), esta obrigatoriedade não vai servir de nada.
    De notar que cada vez mais modelos incorporam estas tecnologias de forma voluntária - tenho um Citroen C3 dos novos e já vem com Limitador de velocidade (manual), AFIL (alerta de transposição de faixa), ajuda ao estacionamento traseiro, etc.

    ReplyDelete
  4. Acho bem. Considerando o atual grau de evolução tecnológico da eletrónica, acho que é uma mais valia.

    Mas receio que o reverso da medalha possa vir a ser o custo associado à manutenção desses sistemas, o que só poderá encarecer a posse de um automóvel. A ver vamos.

    ReplyDelete
  5. Tristeza... ponham logo isso directamente pras seguradoras... enfim... ja so falta as bicicletas e nos proprios...

    ReplyDelete