2019/03/04

Cápsula Crew Dragon chega à ISS


A SpaceX deu mais um importante passo para a validação da sua cápsula Crew Dragon concebida para levar astronautas, com o seu lançamento bem sucedido e correcta acoplagem com a ISS.

Seguindo-se ao que foi mais um espectacular lançamento de um Falcon 9 (ver vídeo já a seguir), estamos a assistir a mais um pequeno mas importante passo no sentido de impulsionar a exploração espacial. Depois das cápsulas Dragon que têm levado carga para a ISS, desta vez tivemos o lançamento super-especial da versão criada para levar astronautas - a Crew Dragon - e que nesta viagem de teste se limitou a levar um astronauta "falso" chamado Ripley, e um boneco do planeta Terra de peluche.



Para além do lançamento, que por muito rotineiro que possa parecer considerando o historial de sucessos da SpaceX, é sempre daquelas coisas que não se deve dar por garantido, a missão tinha por objectivo validar o sistema de acoplagem da cápsula. Uma manobra perigosa mas crucial, e que nas versões de carga tem sido feito com a assistência do braço robótico da ISS. Desta vez a acoplagem foi feita integralmente pela cápsula, o que obrigou a tripulação da ISS a tomar algumas precauções, para a eventualidade da manobra poder causar danos na estação espacial (escotilhas de segurança encerradas, tripulação a postos para evacuar na Soyuz, etc.)


A Crew Dragon ficará ligada à ISS durante cinco dias, e depois efectuará um regresso à terra com uma aterragem aquática no oceano Atlântico. Se tudo correr bem, a Crew Dragon poderá levar os primeiros tripulantes humanos até ao espaço ainda este ano (já no Verão, segundo Elon Musk); sendo que a sua concorrente Boeing também deverá fazer o primeiro teste não tripulado nos próximos meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)