2019/03/21

Clipper anuncia encerramento devido ao Android Q


As maiores restrições do Android Q no acesso à área de transferência já começam a fazer vítimas, com os criadores do Clipper: Clipboard Manager a alertarem o fim do seu serviço Clipper Sync.

No Android Q a Google limitou o acesso ao "clipboard", que agora poderá ser feito apenas por apps que se registem como teclados. Como efeito secundário, a medida impede o correcto funcionamento de todas as apps de gestão de clipboard como o Clipper, que permitia manter uma série de conteúdos prontos a serem transferidos via "copy-paste" e até a sua sincronização entre diversos equipamentos.


Por isso, os seus criadores estão desde já a alertar para o encerramento do Clipper Sync que fazia essa sincronização; e que embora seja possível continuar a usar as suas apps em modo local, isso deixará de acontecer assim que os utilizadores fizerem a actualização para o Android Q.

... Não percebo como é que a Google não contemplou esta situação de forma a criar uma permissão de acesso ao clipboard (tal como é feito para coisas como o microfone, câmara, etc.) de modo a permitir que, quem quisesse, pudesse continuar a utilizar apps de gestão dos conteúdos na área de transferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)