2019/03/03

Como mudar o nome do operador no iOS 12 sem jailbreak


Se acham que o nome da rede do operador apresentado na barra superior num iPhone não é adequada, poderão mudar o nome para qualquer outro nome - ou até um emoji - à vossa escolha; e sem necessidade de jailbreak.

Fazendo relembrar os tempos iniciais dos iPhones, em que era possível mudar a designação do operador por qualquer imagem à nossa escolha, também no iOS é possível fazer isso sem recurso a jailbreak.

O processo de alterar o nome do operador no iOS nem sequer obriga a usar um PC ou Mac, podendo ser feito na íntegra a partir do próprio iPhone ou iPad.

1. Num dispositivo com iOS 12, visitar o site app.ignition.fun
2. Procurar e seleccionar a secção de utilitários


3. Escolher o utilitário CarrierChanger12 e instalá-lo.
4. Uma vez que se trata de uma app externa à App Store, será necessário dizer que se confia na mesma, indo a Settings > General > Profiles & Device Management, onde devemos procurar o certificado respectivo e dizer que se confia nele.


5. Correr a nova app CarrierChanger12 que nos vai deixar escrever o nome do operador que se desejar (que pode ser um simples emoji, caso queiram ser mais originais e minimalistas). Aparecerá uma janela a indicar que a alteração foi feita com sucesso (senão, será preciso repetir o processo deste passo 5), após o qual será preciso reiniciar o iPhone.


Convém relembrar que o facto de se estar a "confiar" numa app externa à App Store acarreta sempre os devidos riscos ; e que no caso dos iPhones com notch X, XS e XR, o processo será de interesse duvidoso uma vez que o espaço do notch rouba o espaço do nome do operador, que nunca é apresentado - a não ser antes de se desbloquear o ecrã.


Se não fosse este detalhe, até que ficaria tentado a minimizar o nome do operador (no meu caso um prolongado "vodafone P") para um simples VDF ou um único emoji com um qualquer boneco divertido. Bem que isto deveria ser coisa que a Apple permitisse fazer oficialmente nas definições de rede, dispensando a necessidade de recorrer a apps externas que geram sempre algumas dúvidas.

4 comentários:

  1. Para Android, alguma sugestão, também queria mudar o meu Vodafone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mude para Meo! Só tem 3 letras :D
      Peço desculpa pela brincadeira mas não resisti!

      Eliminar
  2. Então é por causa destas apps que alguns operadores andam sempre a trocar o nome da era PT, TMN, MEO, Altice...

    ResponderEliminar
  3. Para mim ele fez crash (tenho o iPhone SE)

    ResponderEliminar