2019/03/21

CryptoNovel desafia leitores a decifrar pistas escondidas


Se gostam de puzzles lógicos e aventuras literárias, não vão querer perder este Crypto Novel criado pelo Bruno Amaral.

O CryptoNovel é um jogo embrulhado numa história. É um trabalho que tira inspiração do mundo em que vivemos e especialmente da tecnologia que nos rodeia. É uma história onde todos os detalhes foram escolhidos com cuidado, e nada surgiu por acaso. As fotos são criação do autor ou curadoria atenciosa de fotografias em licença ceative commons.

A criação desta história passa por três fases: a escrita, a tecnologia e o desenho dos puzzles. A escrita da história tem vindo a evoluir à medida que surge a vontade de escrever um capítulo (mas onde o final está definido desde o início). Os relatos de hacking que complementam a viagem da personagem, são validados junto de profissionais de segurança ou adaptados de acontecimentos reais. Têm um objectivo secundário de educar o leitor para o que são perigos reais e dar-lhe mais confiança sobre como usar a tecnologia de modo seguro.

Os puzzles de cada capítulo pretendem complementar o desalento e a frustração da personagem. Cada um é desenhado e programado pelo autor, testado em desktop e mobile. Tudo é preparado em solidão durante semanas ou meses, para não estragar o desafio aos leitores.

Se gostarem do caminho por onde este CryptoNovel vos levar, não deixem de considerar apoiar o seu criador, nem que seja com apenas 1€ por cada novo capítulo que for lançado.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Bem, se alguém descobriu a palavra do capítulo 4 que partilhe sff.

    ResponderEliminar