2019/03/17

Deep Space 9 convertido para Full HD usando A.I.


Um fã decidiu aplicar o sistema de upscaling AI Gigapixel para melhorar a baixa resolução do clássico Star Trek: Deep Space Nine, e o resultado é prometedor.

Tentar rever algumas séries antigas resulta muitas vezes numa grande desilusão, ao vermos que as imagens que guardamos na memórias têm na realidade uma resolução e qualidade que agora se considera "sofrível". Mas, nada como usar um pouco de tecnologia para ajudar.

Um fã decidiu pegar no sistema AI Gigapixel, treinado para melhorar a qualidade de imagens, e aplicá-lo à conversão de um episódio do Deep Space Nine para Full HD 1080p. Considerando que esta era uma série que tinha sido gravada em vídeo (com qualidade equivalente a 480p), todas as ajudas são bem vindas.

O resultado é surpreendentemente eficaz, embora existam cenas onde as melhoras são mais notórias - e, mais importante, resulta numa imagem bastante melhor que o upscaling normalmente apresentado pelos próprios televisores. O único senão é o tempo que o processo de conversão demora (a correr num computador doméstico), que já o fez perder um par de dias apenas para converter os primeiros 5 minutos deste episódio.

... Esperemos que o processo em breve possa ser aplicado aos próprios televisores, já que bem iremos precisar disso para os televisores 8K (até que cheguem conteúdos efectivamente gravados ou gerados nessa resolução).


4 comentários:

  1. Bem, não vejo grande diferença, ou é só impressão minha?

    ResponderEliminar
  2. Brutal, muito bom!!! Fui verificar na Netflix e confirma-se, a imagem está claramente mais nítida

    ResponderEliminar
  3. Aquele gajo da magem tem tanto detalhe 3d na cabeça que se ele dá uma cabeçada deve cortar logo uma das arterias principais à cabeça, ou será apenas um semi-exo-escleto interno? :P

    ResponderEliminar