2019/03/02

Detector de lugares de estacionamento com machine learning


É incrível as coisas que se podem fazer hoje em dia com recurso a ferramentas disponíveis para todos - como demonstra este sistema "caseiro" de detecção de lugares de estacionamento, usando uma câmara apontada para a rua.

Há muito que deixamos de considerar uma "maravilha da tecnologia" ter câmaras que reconhecem rostos e até expressões; e mais recentemente temos smartphones que têm capacidade para reconhecer dezenas de categorias de fotos (como: comida, flores, praia, etc.) No entanto, este sistema é bastante mais específico, tendo como missão detectar lugares de estacionamento livres na rua.


Usando um sistema de deep learning capaz de identificar diferentes objectos na imagem (para distinguir automóveis de objectos como peões), e - para simplificar o processo de ter que marcar os lugares de estacionamento - assume que um automóvel que se mantenha parado por algum tempo esteja num lugar de estacionamento, e envia uma mensagem para o utilizador quando algum deles fica vago.

O sistema foi criado em Python (e OpenCV) e está disponível como open-source para que todos possam ver como foi feito e alterá-lo de acordo com as suas necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)