2019/03/23
HMD explica envio de dados para a China nalguns Nokia 7 Plus
A HMD veio esclarecer o caso em que alguns Nokia 7 Plus foram apanhados a enviar dados de utilizadores para a China.
Nos tempos que correm há sempre motivos para se manter uma "desconfiança saudável" sobre os equipamentos que utilizamos, e foi isso que permitiu detectar que alguns Nokia 7 Plus estavam a enviar dados dos utilizadores para um servidor da China Telecom durante o processo de activação.
A HMD já veio desdramatizar o assunto, dizendo que foi apenas um lapso que fez com que o sistema de activação utilizado para os modelos no mercado chinês fosse aplicado a um lote de Nokia 7 Plus destinado a outros países - situação que diz já ter sido corrigida em Fevereiro através de uma actualização. Diz também que os dados recolhidos (IMEI, MAC ID, e SIM ICCID) não foram utilizados e que não permitiriam, por si, identificar um utilizador directamente, ao contrário do que algumas notícias referiam.
Seja como for, é mais um caso que nos relembra que não importa se se está a utilizar um equipamento da marca X ou Y ou Z, mas sim ter sistemas que permitam detectar caso seja feita alguma comunicação anómala para destinos inesperados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)