2019/03/23

Oculus revela os Rift S melhorados


Embora não tivesse indicado grande interesse num sucessor dos Rift, a Oculus (Facebook) revela que há de facto um modelo melhorado: os Oculus Rift S.

Será fácil perceber porque motivo a Oculus não quis criar grandes expectativas para estes Rift S, uma vez que se trata de um modelo que não tem nada de "revolucionário" para apresentar, sendo apenas uma evolução do modelo anterior. A resolução sobe dos 1080x1200 para os 1280x1440 pixeis, desta vez optando por painéis LCD em vez de OLED, e com o frame rate a descer dos 90Hz para os 80Hz - perdendo também o ajuste de distância entre olhos. O sistema de suporte na cabeça passa a ser rígido, idêntico ao utilizado na PSVR.


A maior novidade, para além de vir com os controladores Oculus Touch mais recentes, é a de que o tracking passa a ser feito "inside-out" com recurso às 5 câmaras integradas nos óculos, dispensando a câmara (ou câmaras) externas.

Com tudo isto o preço aumenta dos $349 para os $399 e não evita algumas críticas - como por exemplo, a remoção do ajuste interpupilar, não usar ecrãs de maior resolução, ou não contar ainda com eye-tracking integrado, o que permitiria poupar recursos em máquinas com CPUs / GPUs mais limitados. Parece que teremos que esperar ainda por mais uma, ou duas, gerações para ver modelos mais apetecíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)