2019/03/20

Opera para Android ganha VPN gratuita


A relação da Opera com as VPNs tem sido algo inconstante - umas vezes promovendo-as, outras vezes encerrando-as - mas desta vez são boas notícias, com a disponibilização de uma VPN gratuita integrada no Opera para Android.

O Opera 51 para Android passa a contar com uma VPN gratuita integrada directamente no browser, que pode ser activada com um simples toque pelos utilizadores, sem qualquer complicação de instalação ou configuração. Tudo o que é preciso fazer é ir às definições da app e activar a VPN.

Com a VPN activada, a comunicação passa a ser feita através de um canal encriptado, garantindo a segurança das comunicações mesmo quando se estiver a usar uma rede WiFi pública que não ofereça garantias de segurança. No entanto, não esquecer que esta VPN se limita apenas à navegação feita neste browser, não abrangendo os dados das restantes apps ou comunicações que se façam. A Opera relembra ainda que a utilização desta VPN é totalmente gratuita, e de que não são mantidos quaisquer registos (logs) sobre as comunicações feitas.

Com esta actualização chega também o fim do suporte para o Android Jelly Bean (Android 4.1 – 4.3) lançado em 2012. Quem ainda tiver equipamentos com essa versão terá que se manter no Opera 50 ou optar pelo Opera Mini.


3 comentários:

  1. Se o Opera incorpora uma VPN gratuita, por que razão os outros browsers não o fazem? Hoje em dia VPN é sinónimo de serviço pago, como é que o Opera suporta os custos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em minha opinião, o Carlos poderia ter explorado no artigo (de forma especulativa) o facto do navegador Opera pertencer a uma empresa chinesa e que, atualmente, presume-se que interessa aos chineses conhecer o tráfego de dados por parte dos cidadãos de países estrangeiros (à China).

      Mas isso é mesmo especulação, pelo que compreendo porque o Carlos não terá batido nessa tecla.

      Até mais ver, será mais ou menos como mais uma teoria da conspiração ou boato.

      Eliminar
    2. pff, pra coisas nao pessoais, ser chinesa é um nao problema...

      Eliminar