2019/04/09

Edge Chromium já disponível para testes


A nova geração do browser Edge da Microsoft, que adere à vaga de browsers que se rende ao Chromium da Google, já está disponível para quem o quiser testar.

Numa altura em que se vai começando a temer que o Chrome/Chromium se esteja a tornar no novo Internet Explorer, também a MS se rende ao domínio conseguido pelo browser da Google (e pensar que, em tempos, parecia uma loucura a Google aventurar-se a tentar competir com o Internet Explorer). A MS vai deixar de gastar recursos a criar o seu próprio browser de raiz, optando por usar o Chromium como base.

Por agora, este novo Edge Chromium está disponível como versão de testes (apenas para Windows 10, 64-bits, em inglês) mas já permite ficar com uma boa ideia daquilo que se irá ter - incluindo o suporte para extensões, sincronização de favoritos e histórico, etc.

Esta sinergia tem resultado em bastantes melhorias contribuídas pela MS de forma a que o Chromium fique mais optimizado para correr em Windows 10, e portanto isto será algo que acabará por beneficiar também todos os utilizadores do Chrome. O problema é que, com esta "capitulação" da MS, o Chrome ganha ainda mais domínio sobre a web e aumentando o risco de se pensar que uma web feita para o Chrome é uma web "standard" quando, na realidade, poderá não o ser e prejudicar outros browsers como o Firefox.

1 comentário: