2019/04/19

Hackers estão a apoderar-se dos DNS de vários países


Introduzir um endereço no browser já não nos dá qualquer garantia que se esteja a aceder ao site desejado, tendo sido detectado um ataque em larga escala que se apoderou de milhões de domínios.

Há muito que se alerta para o risco de alguns dos protocolos fundamentais para o funcionamento da internet não terem sido concebidos para lidarem com as ameaças que se enfrentam actualmente, e foi detectado um ataque que comprova isso mesmo, com um grupo de hacker designado por Sea Turtle que se tem estado a apoderar do controlo do DNS de vários países.

O controlo do DNS dá aos atacantes o poder de redireccionarem visitantes para páginas maliciosas, ou interceptando as comunicações para as poderem espiar. Segundo investigadores de segurança, estes hackers terão conseguido controlar não os domínios de diversas entidades, mas também o domínios "top-level-domain" (TLDs) de uma série de países, encetando uma série de ataques "Man in the Middle" para espiar o tráfego, usando certificados de segurança falsificados.

Situação preocupante que vem relembrar a necessidade urgente de garantir uma maior segurança para todo o sistema de DNS.

7 comentários:

  1. Carlos, não tem nada a ver com o assunto do post mas era só para te dizer que podias verificar o abertodemadrugada para receber donativos dos utilizadores do Brave Browser. Esta semana a versão móvel foi actualizada para activar os Brave Rewards. https://brave.com/creators/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!
      Também tenho usado o Brave nos últimos meses e já tinha reparado nisso.

      Eliminar
    2. Quando tento fazer um donativo continua a dizer que ainda não está verificado, talvez demore algum tempo ou então é um bug...

      Eliminar
    3. Dizem que pode demorar até 48h

      Eliminar
    4. Sim, hoje já aparece como verificado

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar