2019/04/27

Simplify Gmail simplifica o design do Gmail


O Gmail pode ser o serviço de email mais popular da actualidade, mas isso não significa que esteja livre de falhas e críticas - motivo pelo qual o antigo responsável pelo seu design lançou uma extensão para o aproximar daquilo que ele acha que o Gmail deveria ser.

Não é preciso ser um especialista em design para perceber que o Gmail é uma autêntica "manta de retalhos" que não se tem conseguido modernizar devidamente ao longo dos anos. Até tentativas como o Inbox, que tanto adorado foi por alguns utilizadores, acabaram por ser canceladas, passando algumas funcionalidades para o Gmail, mas sem que isso afectasse o seu design.

Michael Leggett, que foi responsável pelo design de 2008 a 2012 decidiu fazer aquilo que não conseguiu fazer enquanto esteve na Google: criou a extensão Simplify Gmail, que livra o Gmail de todos os elementos que considera supérfluos, reduzindo-o ao essencial.


Das margens desaparecem todas as secções, chats e atalhos para outros serviços; do topo desaparece o obsessivo logo do Gmail; e até o ridículo botão de criar um novo email, que no Gmail actual permanece posicionado no topo esquerdo, passa - conforme mandam as regras do Material Design - para o canto inferior direito.

E não se deixem enganar pelo do design que aparentemente parece excessivamente simplificado. Embora possam não estar a ocupar espaço no ecrã, as funcionalidades acima referidas permanecem acessíveis. Por isso, nada como experimentarem este Simplify Gmail e verem se realmente não desejavam que o Gmail oficial fosse, pelo menos nalguns aspectos, assim.

2 comentários:

  1. Eu fui um dos que manteve o inbox até ao último dia e que ficou completamente indignado com a Google por o ter encerrado, o Gmail não chega aos calcanhares do inbox.

    ResponderEliminar