2019/04/24

Ubbey NEXT quer ser o "cubo de rubik" do armazenamento distribuído


Temos uma nova proposta para revolucionar o conceito de NAS a chegar ao Kickstarter, que adopta um curioso formato modular com encaixe magnético para permitir a sua expansão: o Ubbey NEXT.

O Ubbey NEXT é o mais recente projecto que quer alterar a forma como olhamos para o armazenamento de dados. À primeira vista poderá parecer um simples disco externo, acessível via rede ou USB, mas a verdade é que vai muito para além disso. Para além de o podermos expandir através de módulos adicionais com encaixe magnético, o Ubbey NEXT destaca-se por querer ser um "cubo" de armazenamento de dados distribuído.

O módulo base é capaz de fazer não só a gestão de dados locais, como ligar-se à rede distribuída P2P da Ubbey para gerir automaticamente parte do espaço disponível, usando tecnologia blockchain para garantir a segurança dos dados e a contabilização da nossa participação. Através da app, poderemos criar grupos e definir as opções de partilha.

Na fase de lançamento poderemos contar com o:
Ubbey N - módulo base central, com 1TB e que faz toda a gestão do sistema
Ubbey E – módulos adicionais (de 1TB a 4TB) que podem funcionar como discos externos móveis ou encaixados magneticamente no Ubbey N (até um máximo de 3 unidades).
Ubbey T - módulo para ligação WiFi
Ubbey X - módulos adicionais, por exemplo, com câmara de vigilância

Mais uma vez, o conceito deste Ubbey NEXT é interessante, mas já vimos no passado propostas de clouds pessoais que "não dependem da internet" caírem por terra quando a empresa decide encerrar o serviço. Neste caso, embora esteja implícita a necessidade de internet para fazer parte da rede, aplica-se o mesmo tipo de preocupação: será que se pode confiar que daqui por 3 ou 4 anos esta rede ainda esteja a funcionar? Isso é algo que cada um terá que decidir por si, e para isso irá contribuir o preço a que estes módulos ficarem disponíveis.

Por agora, quem estiver interessado deverá subscrever as notícias no site, para ficar informado quando o projecto for lançado no Kickstarter e ter acesso aos preços reduzidos "early bird".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)