2019/05/03

Backblaze revela estatísticas dos discos rígidos (1º trimestre 2019)


A Backblaze já publicou as estatísticas actualizadas referentes aos discos que utiliza no seu serviço de backup na cloud, e que será um bom indicador para quem fizer questão de comprar discos que ofereçam a máxima fiabilidade.

Este ano a Backblaze vai atingir o bonito número de 1 exabyte (1000 petabytes) de capacidade, em grande parte com a ajuda da substituição dos mais de 35 mil discos de 4TB que ainda têm por modelos de maior capacidade (já estão a testar alguns discos de 20TB). E quanto à fiabilidade dos discos durante o 1º trimestre de 2019, não há nada de alarmante a apontar.

A taxa de discos a avariar continua a ser extremamente baixa (o que, considerando toda a mecânica envolvida no funcionamento de um disco rígido, não deixa de ser impressionante) e, não menos importante, a tendência no número de avarias tem vindo a cair ao longo dos anos.

Olhando-se para os discos da Seagate e HGST desde 2016, o número de avarias caiu para metade em três anos, embora com vantagem para a HGST (que fica abaixo dos 0.5%).

É uma tendência que só é manchada pelo facto de nos últimos meses a Seagate estar a registar um novo crescimento no número de avarias, que só o tempo irá revelar se é apenas uma variância estatística, ou se realmente estará a estragar os bons resultados conseguidos até ao ano passado.

Entretanto, se procurarem um disco para expandir os backups locais em casa, o Toshiba de 14TB parece ser uma boa escolha. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)