2019/05/11

Canal do YouTube expõe o abuso dos direitos de autor

Numa altura em que na Europa vamos caminhado para a implementação dos filtros nos uploads, um canal no YouTube alerta para a situação extremamente abusiva que já ocorre com o sistema de detecção Content ID.

O Content ID é o sistema criado pela Google / YouTube para detectar conteúdos potencialmente protegidos por direitos de autor. É esse sistema que faz com que, caso utilizem uma música conhecida, ou um vídeo de um programa conhecido, recebam um aviso que diz que é conteúdo que não vos pertence, ficando sujeito a várias opções à escolha do detentor dos direitos de autor: como a remoção do vídeo ou apresentação de publicidade com os lucros a irem para ele. A questão é que, tal como muitos especialistas iam alertando a propósito da aprovação dos filtros na reforma dos direitos de autor na Europa, estes sistemas são incapazes de distinguir uma utilização legítima (fair use) de uma utilização ilegítima dos ditos conteúdos - e isso é algo que os detentores dos direitos até apreciam... e tiram partido.

O canal WatchMojo, que conta com 20 milhões de subscritores, está farto de estar constantemente a ser inundado com avisos de violação de direitos de autor por coisas que manifestamente estão ao abrigo do "fair use", como quando criam um vídeo a falar de um trailer e usam pequenos excertos dele.

Aqui, trata-se de um canal de grande dimensão que se pode dar ao luxo de combater estes pedidos, mas facilmente se imagina que muitos milhões de outros simplesmente se resignem e deixem que os seus vídeos fiquem a render a favor de uma entidade abusiva. (Quem já passou pelo processo de reclamar de um destes pedidos facilmente poderá atestar que é utilizada linguagem bastante violenta e ameaçadora, tratando o utilizador como um criminoso que se arrisca a perder o acesso ao seu canal e sabe-se lá que mais.) Boas perspectivas para o futuro que nos aguarda com a implementação dos filtros mágicos que os nossos políticos aprovaram...

Nota: não se esqueçam que as eleições europeias estão aí à porta, e que vale a pena ir votar para expressar o desagrado com quem nos colocou neste caminho.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. But what a disgust, someone noticed what this guy came here to write, is a complete ignorant and demonstrates this in the small part where he tries to show that he is cultured, but is a failure without any culture, must belong to the groups of Earth plan or the anti-vaccination movements, put your rotten words in a bag and close it very well because it is contagious, you are contagious, I do not need to be around you to see that it smells bad, very bad, do not come to a blog technology to create hate speech.

      Eliminar
    2. ??? you have problems mate.

      Eliminar
    3. Espero que o link seja seguro. Este comentário merece um post em si deixou o meu domingo muito mais animado. Carlos mete mais humor deste.
      Autor do comentário: põe mais tabaco

      Eliminar
    4. Deves andar a fumar louro!

      Eliminar
  2. Esse primeiro comentário é SPAM.

    ResponderEliminar