2019/05/24

Como activar o modo Sandbox no Windows 10


A actualização de Maio do Windows 10 trouxe várias novidades, incluindo o muito aguardado modo Sandbox, mas quem o quiser utilizar terá que o activar manualmente.

O modo Sandbox dá acesso a uma versão virtual do Windows, onde os utilizadores podem testar programas "duvidosos" ou aceder a sites que não inspirem confiança, com a garantia de que o que acontecer aí não se irá alastrar ao sistema principal. É algo que pode ser replicado por quem utiliza programas como o VirtualBox ou VMWare, mas que assim dispensa a instalação de um Windows extra completo, e se torna mais eficiente em termos de recursos (é um Windows 10 que está condensado a cerca de 100MB.).

Mas, o Sandbox não é algo que venha activado de origem, e obriga a que os utilizadores façam alguns passos. E antes disso, convém referir que isto só está disponível nos Windows 10 Pro e Enterprise, e que contem com um CPU e motherboard que suporte virtualização - que deverá ser activada na BIOS/UEFI (como nota adicional, de notar que a activação do Hyper-V é incompatível com a utilização do VirtualBox ou VMWare, pelo que terão que optar por um sistema ou outro).


Estando a opção activada na BIOS, resta arrancar o Windows 10, ir à secção "Turn Windows features on or off" e activar a funcionalidade Windows Sandbox.  Depois de reiniciarem terão acesso à mesma.

De notar que a primeira vez que a utilizarem poderá demorar algum tempo, enquanto o Windows trata de preparar tudo, mas as utilizações subsequentes deverão ser substancialmente mais rápidas. Depois, ficam com um Windows virtual para utilizar sempre que não quiserem por em risco o sistema principal, sabendo que sempre que fecharem a Sandbox e a reiniciarem, estará "como nova".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)