2019/05/25

Como criar um sensor de temperatura e humidade com ESP8266 e ecrã OLED


Os pequenos e económicos ESP8266 e ESP32 vieram revitalizar o sector da electrónica, e hoje trago-vos um exemplo que mostra como se pode criar um sensor de temperatura e humidade com meia dúzia de cabos e umas dezenas de linhas de código.

Na base do sistema temos apenas três componentes, o ESP8266 / ESP32, o sensor de temperatura e humidade (DHT11 ou DHT22) e um pequeno ecrã OLED que será usado para apresentar a informação respectiva - ou qualquer outra coisa que desejem.


Electricamente o conjunto é bastante simples, já que a comunicação com o ecrã é feita via I2C (série) necessitando apenas de duas linhas de comunicação (para além da alimentação do ecrã), e a comunicação com o sensor de temperatura é feita usando apenas uma linha (para além da alimentação).

Da parte do software, graças à existência de bibliotecas que tratam de todo o trabalho, tudo se resume a inicializar os componentes (sensor e ecrã) e de seguida, no ciclo principal, seguir um processo de: 1) ler a informação do sensor; 2) apresentá-la no ecrã; e repetir o processo. Mais simples não poderia ser.

Claro que este é um projecto simples, e depois de se aventurarem nele, o céu é o limite. Por exemplo, poderiam dar uso à capacidade WiFi destes chips e dar um pouco mais de inteligência a este sensor de modo a que pudesse comunicar os dados da temperatura e humidade para serem integrados com um Home Assistant ou outro sistema... É só darem largas à imaginação para ver onde é que isso vos poderá levar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)