2019/05/31

ESRE lança simulador de potência a contratar


A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – lançou uma ferramenta que permite simular os consumos e auxiliar os consumidores a estimar o valor da potência a contratar ao seu fornecedor de energia eléctrica.

A electricidade é um dos gastos mensais a que ninguém consegue escapar (a não ser que tenha feito um grande investimento em painéis solares, e que mesmo assim não evita as muitas taxas que se acumulam na factura). Importa por isso garantir que se está a pagar o mínimo possível, e isso passa escolher a opção mais acertada quanto à "potência contratada".

Se ignorarmos o facto de que a potência contratada é uma grande barbaridade (que teve por objectivo contornar a regra que veio impedir a cobrança do aluguer do contador), temos que saber manobrar entre a escolha de uma taxa de potência demasiado reduzida que impeça a utilização de equipamentos que temos em casa, e uma demasiado elevada que nos faça pagar uma mensalidade excessiva sem que tal fosse necessário.

O simulador de potência contratada permite escolher entre vários cenários comuns ou criar um cenário completamente personalizado, onde podemos escolher, divisão por divisão, os equipamentos eléctricos que utilizamos (como frigoríficos, máquinas de lavar, televisores, computadores, aquecedores, ar condicionado, iluminação, e até veículos eléctricos) e no final apresentar-nos a taxa de potência contratada mais adequada - assim como as poupanças que poderíamos obter se conseguíssemos ficar no escalão mais abaixo, e quanto teríamos que pagar a mais se erradamente se escolhesse o escalão acima.


3 comentários:

  1. Quem tiver os contadores mais recentes, um dos itens que surge ao percorrer o menu é a potência máxima utilizada nos últimos 30 dias, por aí já saberão o vosso perfil e a necessidade de kVA, claro que se no inverno utilizam aquecimento a eletricidade, das duas uma, ou aumentam a potência contratada nessa altura ou desligam algum equipamento para que o contador não dispare :) Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes explicar como ver isso no contador? Estive a pesquisar mas não encontrei grandes ajudas relativamente ao meu contador - Landis+Gyr zcxe110cruol3d2.03 s3

      Eliminar
    2. Pois, no caso dos ZIV e dos sagemcom têm essa função, esse talvez não tenha :(

      Eliminar