2019/05/24

OnePlus 7 Pro não tem zoom óptico de 3x


Seria de estranhar que um novo lançamento da OnePlus não fosse acompanhado de alguma polémica, e no caso do mais recente OnePlus 7 Pro vem-se a descobrir que afinal o smartphone não tem um zoom óptico 3X como é indicado, mas sim um de 2.2X com o resto do zoom a ser feito digitalmente.

Nos smartphones temos assistido a um foco especial na gama das teleobjectivas, com modelos como o P30 Pro da Huawei a prometerem zooms de 10X (e até 50X em modo digital). No caso do OnePlus 7 Pro a promessa era de um zoom óptico de 3X, mas que se vem a revelar ser "apenas" de 2.2X. Mas a verdade é que a prática não é nova. Já no OnePlus 5, quando a OnePlus prometia um zoom óptico de 2X, a objectiva era na realidade de 1.6X, com o resto a ser feito através da captura de múltiplas frames utilizadas para melhorar a resolução.



Desta vez não é esse o caso, e o que a OnePlus está a fazer é cortar a imagem do sensor de 13MP associado à objectiva 2.2X para 8MP, resultando numa imagem "3X" sem perda de qualidade - mas à custa de perder parte do campo visual. Algo que se pode comprovar facilmente ao ver as diferenças entre o 3X no modo de fotografia normal (8MP) e o modo portrait, que também usa o mesmo sensor, mas nos deixa ver o campo visual completo dos 13MP.


Portanto, tecnicamente o OnePlus 7 Pro permite-nos ter fotos com zoom de 3X, mas opticamente recorre a uma teleobjectiva de 2.2x. A questão resume-se a argumentar se não teria sido mais honesto dizerem que tem um zoom de 2.2X e dar acesso à resolução completa... já que, pelo mesmo princípio, poderiam ter cortado a imagem para 4MP e dizer que tinha um zoom de 6X - e não me parece que seja esse o caminho que se queira ver os fabricantes de smartphones a seguirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)