2019/05/31

PCIe 5.0 está finalizado e vai permitir transferências a 64GB/s


O desempenho num computador é determinado por uma variedade de factores, e um dos elementos mais críticos é a velocidade com que consegue transferir dados de/para os periféricos. Algo que dará novo salto com a chegada do PCIe 5.0.

O PCI Express, evolução do velho barramento PCI, tem vindo a duplicar o desempenho a cada nova revisão, tendo começado em 2003 com uma velocidade base de apenas 250MB/s - que podia chegar a uns "incríveis" 4GB/s quando se combinavam 16 canais. A cada versão esse desempenho tem sido duplicado, o que permite replicar as mesmas transferências com metade dos canais, e que faz com que no agora finalizado PCIe 5.0, baste um único canal para transferir 4GB/s, o mesmo que há 16 anos atrás necessitava de 16 canais. Consequentemente... permite também que ao se utilizarem 16 canais se possam criar dispositivos com transferências de até 64GB/s!


Mas não comecem já a sonhar com SSDs que permitam fazer um boot do windows em menos de um segundo. O PCIe 4.0 foi finalizado em 2017 e só agora estamos prestes a ver as primeiras motherboards e CPUs no mercado que o suportam; pelo que é de esperar que o mesmo venha a acontecer com o PCIe 5.0. Esperemos que lá para 2021 se possam começar a popularizar SSDs capazes de atingir 16GB/s - e até alguns modelos de luxo ou GPUs que possam eventualmente dar uso aos 64GB/s.

Até lá, vamos contentando-nos com o PCIe 4.0, que ainda tem muito por explorar.

1 comentário:

  1. Sabe, pcie é tão rapido por que não usamos ele como slot de memorias?

    ResponderEliminar