2019/05/09

Seagate já tem discos de 16TB PMR

Boas notícias para quem estiver a precisar ampliar o espaço nos seus computadores ou NAS, a Seagate já começou a vender os seus discos de 16TB com tecnologia PMR.

Esperava-se que a Seagate tivesse optado pela tecnologia HAMR (heat assisted magnetic recording) para discos desta capacidade (tendo até disponibilizado alguns discos Exos de 16TB HAMR para avalição por clientes seleccionados), mas parece que entretanto terá mudado de ideias. O disco de 16TB que a Seagate já começou a vender em volume utiliza tecnologia tradicional PMR (perpendicular magnetic recording) em conjugação com TDMR (two-dimensional magnetic recording), utilizando 9 pratos internos.

A Seagate iguala assim a Toshiba, que também já comercializava discos com 9 pratos internos - o que permite um aumento de 12.5% da capacidade - sem ter que recorrer a tecnologias mais esotéricas e menos testadas, como o HAMR. No entanto, a Seagate refere que estes discos serão compatíveis com cabeças HAMR, pelo que será possível ver variantes com ainda maior capacidade utilizando esta tecnologia no futuro.

Por agora, os 16TB serão suficientes para muitas aplicações, e está também para breve a chegada de um disco Seagate de 18TB SMR (shingled magnetic recording) para quem privilegiar dados predominantemente de leitura. No próximo ano, a Seagate espera comercializar discos HAMR com capacidades de 20TB e superiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)