2019/05/14

Shelly EM faz monitorização de consumos e controla contactores


A família de micro-módulos Shelly passa a contar com mais um membro: o Shell EM, capaz de monitorizar o consumo de dois circuitos independentes, e ainda conta com uma saída que pode ser utilizada para controlar um contactor.

A Shelly é conhecida por ter módulos de pequena dimensão que se podem colocar atrás dos interruptores nas paredes (para iluminação, controlo de estores, fitas LED, etc.) ou das tomadas. Mas para além do controlo há também quem deseje a componente de monitorização dos consumos no quadro, e é precisamente isso que é feito com o novo Shelly EM (Energy Monitor).

O Shelly EM pode medir dois circuitos de forma independente (até 120A cada um) usando pinças nos cabos respectivos (mede W, V, A, Wh - e pode guardar um histórico de até 365 dias mesmo não tendo ligação WiFi). Conta ainda com uma saída que pode ser usada para controlar um contactor. Com isso, é possível criar automações para desligar um circuito caso esteja a consumidor demasiado, por exemplo, ou criar temporizações (ligar à noite, desligar de dia). Com os dois circuitos de medição dos consumos, é também possível colocar um a medir o consumo da casa e outro a medir a geração de energia solar, por exemplo.

Como bónus nesta fase de lançamento, o Shelly EM está disponível por €39.90 até ao final do mês, depois passará a custar €49.90.

3 comentários:

  1. Tenho um Efergy há muito anos e queria agora oferecer algo deste género, ie, que seja de facil instalação (só meter a pinça amperimetrica) e que envie os dados para uma cloud, mas entretanto a efergy já não vende...estou mt fora do mercado, o que haverá por aí relativametne semelhante?´
    OBrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Shelly têm sido dos sistemas mais simples e com suporte continuado (além de permitirem a instalação de firmwares alternativos para quem assim o desejar).

      Eliminar
  2. Olá Carlos, mt obrigado pelo feedback, vou então averiguar melhor esta alternativa

    ResponderEliminar