2019/06/26

Apple Pay chega a Portugal via Revolut, N26 e Monese


Depois de muita espera fica finalmente disponível em Portugal o sistema de pagamento Apple Pay, que permite associar cartões aos iPhones para realizar pagamentos contact-less nos terminais compatíveis.

Um salto à "wallet" no iPhone vai indicar a possibilidade de adicionar cartões ao Apple Pay, sugerindo desde logo os serviços Revolut, Monese e N26. Embora seja dada a opção de adicionar cartões diferentes, por agora ainda se aguarda a confirmação de bancos nacionais que adiram a este serviço (a Caixa Agrícola foi uma das primeiras a dizer que iria suportar o Apple Pay, e outros se devem juntar nos próximos tempos).


O processo de adicionar um cartão do Revolut é feito em poucos instantes sem qualquer complicação. A app da wallet abre automaticamente a app do Revolut, onde vemos a opção para adicionar o cartão à "carteira"... e já está.


O processo de utilização do Apple Pay é igualmente simples, funcionando nos terminais que indiquem compatibilidade com o Apple Pay ou cartões contact-less genéricos. Ou seja, onde puderem pagar com um cartão tradicional contact-less poderão pagar também com o Apple Pay.


Demonstrando a conveniência do sensor de impressões digitais, o processo revela-se mais fácil nos iPhones com Touch ID do que nos mais recentes com Face ID. Nos primeiros, basta manter o dedo sobre o sensor de impressões digitais e aproximar o topo do iPhone do terminal de pagamento. No caso do Face ID, é necessário dar um toque inicial no botão de power, fazer o desbloqueio via Face ID, e só depois aproximar o iPhone do terminal de pagamento.

Agora é só aguardar para saber que bancos nacionais irão aderir ao Apple Pay.

4 comentários:

  1. já o utilizei hoje (com Revolut) e funciona sem qualquer problema!

    ResponderEliminar
  2. Olá, peço desculpa pelo ligeiro offtopic, mas queria aproveitar para esclarecer uma duvida sobre o Revolut e N26. Os cartões deles são crédito ou débito? Sendo débito, podem ser usados em POS que só aceitam cartões de débito, nomeadamente farmácias? Agradeço a ajuda de quem use normalmente e possa esclarecer. Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São de débito, podem ser usados em qualquer terminal português (assumindo que o terminal tem parceria mastercard ou visa consoante o seu Revolut seja mastercard ou visa).

      Tenho um Revolut físico mastercard que já usei várias vezes em POS em Portugal, e um Revolut virtual visa associado ao Apple Pay que ainda ontem usei num POS no continente.

      Eliminar