2019/06/19

DistroTest deixa testar centenas de Linux no browser


Curiosos para ver que tal uma qualquer variedade do Linux está actualmente? Agora podem fazê-lo directamente na web a partir do vosso browser, graças ao DistroTest.net.

Há muito que as distros Linux disponibilizam a capacidade de arrancar directamente de um CD / DVD / pen USB para que se possa testar o sistema sem "estragar nada" no computador que se tem, mas o processo fica ainda mais facilitado com o DistroTest.


O DistroTest disponibiliza mais de 220 sistemas operativos (e quase 700 versões) que podem ser testados de forma imediata. Com um único clique podemos ter acesso a uma janela com uma sessão remota para uma máquina com o sistema escolhido acabado de instalar.

A única limitação é a de que, devido ao volume de visitantes, poderá ser necessário aguardar alguns minutos até que seja disponibilizada uma vaga. Mas bastará deixar a janela do browser aberta para que eventualmente chegue a nossa vez.

É uma excelente forma de espreitarem algumas distro Linux sobre as quais possam ter alguma curiosidade mas que, por falta de tempo ou disponibilidade, nunca se tenham dado ao trabalho de experimentar (por exemplo, o Zorin OS, que parece estar a ganhar bastante popularidade nos últimos tempos).

2 comentários:

  1. Olha que bela "prenda de Natal" (muito) antecipada!

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de testar através de uma pen pode-se correr em live ou de modo persistente caso se queira manter as alterações de sessão para sessão, com este método temos performance e todas as drivers necessários.

    ResponderEliminar