2019/06/10

ISS Globe faz piscar um LED quando a ISS passa no céu


Ideal para todos os que sentem um fascínio pelo espaço e procuram uma forma fácil de saber quando a estação espacial internacional está a passar por cima das suas cabeças, temos este projecto ISS Globe.

A ISS dá uma volta ao planeta a cada 92 minutos, pelo que não será difícil apanhá-la no céu. No entanto, há formas mais fáceis de saber quando podemos vê-la a percorrer o firmamento a alta-velocidade, como nos mostra esta ISS Globe.

Este projecto de baixo custo recorre a um NodeMCU (ESP8266) e um LED para criar um sinalizador luminoso que pisca quando a ISS passar por cima de nós, e a parte que me parece mais interessante não é a sua funcionalidade, mas sim o facto de permitir demonstrar algumas funcionalidades extremamente importantes a qualquer pessoa que se inicie nestas coisa. Neste caso, a parte de fazer a interligação entre outros serviços e um micro-controlador nosso (que neste caso é feito via IFTTT - pelo que automaticamente abre as portas a uma infinidade de possibilidades: como fazer piscar um LED quando recebemos um email urgente, ou quando o sol se põe, ou quando vai chover, ou quando a temperatura sobe acima de um certo valor, ou... Já começam a perceber as possibilidades...)

Um excelente projecto para se entreterem num fim-de-semana. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]