2019/06/30

Lightyear One vem com painéis solares para autonomia "ilimitada"


O sonho de se ter um automóvel eléctrico que nem sequer precise de ser ligado à tomada está mais perto com a chegada do Lightyear One, que anuncia uma autonomia de 725 km mas cujo elemento mais original é vir coberto por painéis solares para se recarregar enquanto estiver ao Sol.

Há muito que os entusiastas dos automóveis eléctricos pedem a aplicação de painéis solares nos veículos, mas até ao momento isso tem sido relegado para um impacto quase inconsequente. Pessoas como Elon Musk já disseram que a área de um painel solar num veículo não teria qualquer relevância prática para a utilização normal - quando muito, podendo apenas assistir a ventilação. Mas agora a Lightyear diz que o seu futuro Lightyear One será capaz de fazer muito melhor.

O Lightyear One vem quatro motores eléctricos (um por roda) e tem uma autonomia de 725 km. Conta também com uma área de 5 m2 de painéis solares, com os quais promete conseguir acumular carga para 12 km por cada hora de exposição ao sol.


Estes 12 km por hora podem não parecer muito, mas se considerarmos que a maioria dos veículos passam o dia estacionados, ter o carro ao sol durante 6 ou 7 horas seria suficiente para percorrer 70 ou 80 km - o suficiente para as deslocações diárias de grande parte da população.

Se estes valores se vierem a comprovar, poderá ser o verdadeiro "carro solar" que há muito se espera. E considerando que este automóvel está a ser construído por ex-estudantes que ganharam o World Solar Challenge com os seus carros solares, vamos acreditar que sabem do que estão a falar.

Infelizmente, o custo deste eventual marco tecnológico é de 149 mil euros, e quem estiver interessado poderá reservar já o seu por 119 mil euros. As entregas estão previstas para o início de 2021.

3 comentários:

  1. No site da lightyear one refere que o máximo de carregamento solar diário seriam cerca de 64KM para 15 h de exposição solar o que dá pouco mais de 4KM/h de carregamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora... Assim já "como".
      Por muito que os estudantes "estudaram",andaram com carros que, por vezes, nem 100kg pesam e este pesará 10 vezes mais. Se descobriram a pólvora, espero que faca mesmo pum!, porque 149 mil € merece um fogo de artifício...

      Eliminar