2019/06/14

Sincronização entre Google Drive e Google Photos termina em Julho


A Google vai acabar com a sincronização de fotos entre o Google Drive e Google Photo, dizendo que o sistema é demasiado confuso e que está a baralhar alguns utilizadores.

A maioria das pessoas consegue perceber bem o conceito de armazenamento local e armazenamento na cloud. No entanto, quando se começam a misturar "clouds", as coisas começam a ser mais complicadas: ao apagarmos uma foto de um lado, estaremos apenas a apagá-la nessa cloud, ou também nas restantes e no armazenamento local sincronizado? E neste caso, temos ainda a confusão adicional de fotos em qualidade original contarem para o espaço ocupado, enquanto as outras não. A Google decidiu cortar com o problema pela raiz, acabando com a sincronização de fotos entre o Google Drive e o Google Photos, com efeito a partir de Julho.


Para facilitar o processo de transição a Google irá adicionar ao Google Photos uma opção que permite carregar fotos do Google Drive, mas que serão tratadas de forma independente; se apagarem a versão no Drive não afectará a foto no Google Photos, e vice-versa. Também continuará a ser possível utilizar o Backup and Sync para enviar fotos para o Google Photos.

Por último a Google assegura que nenhuma foto irá ser eliminada automaticamente por esta alteração, e que os utilizadores poderão continuar a encontrá-las nos locais onde estão. A diferença é que de agora em diante deixarão de ter a sincronização automática entre os dois serviços. (Eu até adivinho... nunca activei a sincronização porque já suspeitava que não iria ser coisa para demorar muito tempo!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)