2019/07/08

Aqara lança hub M2 com Homekit e ZigBee 3.0

A família Aqara acaba de ser expandida com uma nova geração de hub e sensores, agora tirando partido do mais recente ZigBee 3.0, e não faltando a compatibilidade HomeKit.

O ecossistema Xiaomi Aqara veio permitir adicionar sensores e inteligência às casas a custo muito reduzido, e a marca não tem estado parada. A demonstrá-lo está toda uma nova geração da sua família de produtos, incluindo um novo hub M2 com WiFi dual-band 2.4GHz e 5GHz (uma estreia) e sensores com ZigBee 3.0.


O novo hub M2, para além de contar com WiFi dual-band (já era tempo), tem também outra melhoria que há muito se esperava: pode agora suportar até 100 dispositivos ZigBee em vez dos 30 do hub actual. E para além da conectividade ZigBee 3.0 conta também com Bluetooth, para que não falta nada.

A acompanhar o novo Aqara hub M2 temos uma nova fechadura electrónica Aqara S2 Pro remodelada, com suporte para HomeKit (o modelo actual não irá ganhar compatibilidade HomeKit via actualização), assim como interruptores T1, sensores, e módulo de tomada com ZigBee 3.0. Nos interruptores de parede, em versões com / sem neutro, haverá modelos com um, dois e três botões. Futuramente, também as versões wireless irão ser actualizadas.

Há também um novo sensor de luminosidade, com ZigBee 3.0, que promete ser capaz de medir o nível de luminosidade "perceptível" e de ter alcance adaptativo.


A família de iluminação (Aqara/Opple) também foi actualizada, com novas luzes LED de tecto: MX960 (rectangular), e MX650 e MX480 (circulares). Todas elas com iluminação branca ajustável entre branco frio/quente e conectividade ZigBee 3.0. Nos interruptores temos opções para até 6 botões.

E por fim, ao estilo do que aconteceu com a fechadura, também a câmara Aqara G2 passará a ser substituída pela G2H com suporte para HomeKit, em vez disso chegar através de uma actualização de firmware.

3 comentários:

  1. Eu tenho imensos produtos da linha anterior, achei muito interessante o novo hub ser dual band, la vou fazer mais uns investimentos.

    ResponderEliminar
  2. Quero iniciar-me nas domóticas, e penso que esta será uma excelente oportunidade de adquirir um sistema já actualizado, para depois não ter que fazer upgrades tão cedo.
    Mas está difícil aparecer no mercado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles anunciaram há dias a chegada oficial do Hub EU à Europa.
      Vamos ver se não se esquecem deste.

      https://twitter.com/AQaraSmarthouse/status/1153600037793828865

      Eliminar