2019/07/14

Manual da Palantir revela o poder do cruzamento de dados


A omnipresença de sistemas como os que vimos em séries de ficção como "Person of Interest" estão cada vez mais próximos da realidade, e a confirmá-lo temos um manual do sistema de recolha de dados da Palantir ao dispor das autoridades norte-americanas.

Há muito tempo que vivemos num mundo de "informação", mas a informação apenas é útil quando pode ser processada e trabalhada. De nada nos serve ter informação sobre todas as chamadas telefónicas no mundo se não tivermos forma de extrair os dados relevantes para aquilo que quisermos procurar, e é precisamente isso que o software da Palantir pode fazer, com muitas mais informação e de muitas mais formas.

O sistema da Palantir consegue ir buscar informação a inúmeras bases de dados, incluindo registos bancários, registos criminais, registos escolares, registos hospitalares, bilhetes de viagens, registos de alojamento, e muito mais. Depois, saber tudo sobre uma pessoa torna-se algo que pode ser feito de forma imediata com alguns cliques. De certa forma, podemos considerar a versão "administrador" das pesquisas que qualquer pessoa pode fazer nas redes sociais para tentar descobrir um pouco mais sobre alguém - mas neste caso actuando como um verdadeiro Big Brother capaz de vasculhar toda a sua vida - e a de pessoas com quem tenha contacto, familiares, amigos ou meros conhecidos. E sem esquecer a parte da geolocalização das matrículas, que revela o histórico por onde andou e quando.

A única diferença face ao Person of Interest é que por agora, tanto quanto se sabe, esta ferramenta está disponível para ser utilizada (e/ou abusada) por agentes da autoridade. Mas, ao melhor estilo das previsões feitas pela ficção científica, parece-me inevitável que um destes dias alguém se lembre de aplicar uma camada de inteligência artificial a tudo isto, para tentar identificar automaticamente os cidadãos suspeitos... se é que isso não está já a ser feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)