2019/07/28

Pára-brisas só precisam do seguro afixado


Boas notícias para quem não gosta de ter o pára-brisas do automóvel a servir de montra para selos e dísticos, é apenas obrigatório andar com apenas um deles: o do seguro automóvel.

Com a entrada em vigor do decreto-lei n.º144/2012 de 11 de Julho deixou de ser obrigatório andar com o selo da inspecção afixado no pára-brisas, sendo apenas necessário andar com o do seguro automóvel. No entanto, continua a ser necessário andar com a ficha de inspecção do veículo, tal como a restante documentação pertinente: carta de condução, documento de identificação (cartão do cidadão ou passaporte), carta verde (seguro), e documento único automóvel ou livrete.

Pessoalmente, nunca fui fã de andar com coisas coladas nos vidros, pelo que fico bastante contente com esta novidade - que muito bem se poderia expandir também ao próprio selo do seguro. Afinal, em caso de acidente ou inspecção pela polícia, será sempre necessário validar se o suposto seguro do veículo é válido ou não (nada impede alguém de contratar um seguro e cancelá-lo assim que receber a carta verde; ou até de falsificar um) - pelo que a validade de ter um papel colado no pára-brisas é... nula.

Dito isto, não ter o selo do seguro no pára-brisas pode valer uma multa de 125 ou 250 euros; e a falta de inspecção obrigatória pode ir dos 250 aos 1250 euros. Pelo que, será conveniente não se esquecerem quer de um, quer do outro.

8 comentários:

  1. Impressao minha ou esta noticia está um pouco atrasada??

    Falhou o agendamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://comprasegura.standvirtual.com/quais-selos-devo-ter-para-brisas/

      Eliminar
  2. Eu no meu caso não me livro de ter também o selo de residência da EMEL, empresa pela qual nutro um ódio que nunca pensei ser possível ter por uma empresa municipal que deveria ter como premissa primeira servir os seus munícipes, mas que as más práticas são tão evidentes que caso os considero como uma empresa de malfeitores.

    ResponderEliminar
  3. Atrasada é favor! O selo de inspeção no para-brisas deixou de ser obrigatório desde 2012...

    ResponderEliminar
  4. Qual é a norma legal que diz que "não ter o selo do seguro no pára-brisas pode valer uma multa de 125 ou 250 euros"??? Onde está isso?

    ResponderEliminar
  5. Para umas coisas tão avançados para outras tão atrasados

    ResponderEliminar
  6. É como os carros importados pelos imigrantes que regressam a Portugal definitivos pagarem um esagero de selo sendo que esta medida é ilegal pois concideram o carro novo. Outra sobre os imigrantes é que vêem e trazem as suas reformas para cá e ainda são taxados por virem cá gastar esse dinheiro que foram ganhar ao estrangeiro.... É mesmo a esplorar as pessoas. Deviam encentivalas a vir pois é mais dinheiro que cá deixam . UMA VERGONHA.

    ResponderEliminar
  7. Continuamos a pagar a polícia pra vigiar as contas das seguradoras quando deveriam proteger os cidadãos k são esses k lhe pagam

    ResponderEliminar