2019/07/22

Protean apresenta rodas eléctricas que viram 360º


Os veículos eléctricos têm uma série de vantagens face aos que usam motores de combustão, mas a Protean Electric quer levar as vantagens ainda mais além com o seu módulo de rodas eléctricas capazes de virarem a 360º.

Trocar o motor de combustão por um motor eléctrico permite criar veículos sem emissões que irão ter um impacto dramático na qualidade do ar nas grandes cidades, mas a Protean acha que será também a oportunidade ideal para revolucionar o próprio conceito de mobilidade. O seu módulo contém a suspensão, roda e motor, e a capacidade incomum de poder virar a 360º - o que, quando aplicado num veículo, permite toda uma infinidade de manobras que seria impossíveis para veículos com as rodas tradicionais, incluindo a capacidade de estacionar "de lado" em espaços em que seria impossível de outra forma.


Por agora estes módulos estão destinados a serem utilizados em veículos de transporte público estilo mini-autocarros, mas não me surpreenderia vê-los aplicados também a automóveis citadinos onde a capacidade de manobrar em espaços complicados tivesse prioridade face à capacidade de viajar longas distâncias "a direito".

Estou a imaginar também como um veículo destes poderia simplificar imensamente o processo de estacionamento durante os exames de condução: bastava chegar ao local pretendido e fazê-lo deslizar lateralmente para o sítio. Feito! :)

5 comentários:

  1. Não serão somente 180º !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, são mesmo 360º. Mostra no vídeo aos 0:38.

      Eliminar
    2. Tem razão !...Embora ainda não passa dos 'desenhos animados' é desta que, os Gouchas desta vida, conseguem tirar a carta de condução :-)

      Eliminar
  2. as gruas porta barcos já o fazem: https://pt.made-in-china.com/co_whcrane/image_Boat-Crane-for-Lifting-Yacht_houihgggu_lstTUzHyBQGa.html

    ResponderEliminar
  3. Muitas máquinas industriais (empilhadores e semelhantes) já possuem a tecnologia.

    A grande diferença que encontro é a solução da Proteon incluir suspensão.

    Tradicionalmente empilhadores e siimlares nao possuem suspensão na roda.

    ResponderEliminar