2019/07/20

Rede de sensores wireless de baixo custo


Criar uma rede de sensores wireless de baixo custo é algo que está hoje ao alcance de qualquer um, e trago-vos mais um projecto nesta área que pode servir de exemplo ou inspiração para fazerem algo idêntico.

Hoje em dia é mais natural ver projectos a darem uso aos ESP8266, que permite interligar directamente com uma rede WiFi e facilita a transferência de dados; mas pode haver casos em que possa ser conveniente ou desejável recorrer a comunicações RF - quer por motivos de custo, ou alcance, ou qualquer outro.

Este projecto mostra-nos como criar uma rede de sensores wireless na gama dos 433MHz, que neste caso são de temperatura e humidade mas que poderiam ser de qualquer outra coisa que se desejasse. Nos sensores foi utilizado um ATtiny85, fazendo com que o custo total por sensor emissor fosse de pouco mais de 3 euros; enquanto para o receptor foi utilizado um Arduino Uno.

Para sensores alimentados a pilhas foi também tido cuidado com a questão da autonomia, que deverá permitir cerca de 10 meses de uso (mas irá depender obviamente da frequência com o sensor acorda e faz as leituras e transmissões). E não foi esquecida a questão das colisões das comunicações, que irá ser mais provável quantos mais sensores/emissores se tiverem na rede.

Se para aplicações domésticas o (habitual) número reduzido de sensores poderá não fazer grande diferença entre escolher uns com ligação WiFi vs RF; quando se está a falar de dezenas de sensores... por vezes o custo já começa a ser relevante. Como sempre, importa estar consciente das múltiplas alternativas, analisar os prós e contras de cada um, e tomar a melhor decisão para cada situação em concreto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)