2019/07/11

Sonoff Mini como comutador de escadas


A Sonoff lançou recentemente o Sonoff Mini, e a sua utilização para controlar a iluminação em escadas torna-se ainda mais simples.

Tendo um tamanho diminuto que permite a sua instalação atrás dos interruptores de parede, o Sonoff Mini torna-se numa escolha à medida de quem está a converter uma instalação já existente para uma instalação que permita automações e controlo via domótica. Se a sua utilização como interruptor simples ou módulo de controlo de tomada não oferece dúvidas, ficava a questão sobre como o utilizar no caso de comutadores de escada, com múltiplos pontos de actuação. Mas felizmente, é igualmente simples.

O Sonoff Mini está preparado para lidar directamente com comutadores de escada, bastando ligar a cadeia de comutadores aos mesmos contactos que se ligaria um único interruptor.


O único trabalho que se tem é passar o cabo do final dos comutadores até ao ponto de origem onde temos o Sonoff Mini; mas desta forma dispensa-se a utilização de múltiplos módulos apenas para efeito de fazer a actuação de um único (algo que continua a ser uma possibilidade, no caso de não existirem comutadores de escada pré-instalados).

7 comentários:

  1. Olá meus amigos, Eu pretendia enveredar pela Domotica em minha casa, mas tenho a seguinte duvida.
    No caso que apresentam tem dois pontos, tenho de adquirir dois Sonoff Mini certo?
    É possivel fazer comutação com 3 pontos de acessos para ligar uma lampada?
    Desde já Grato pela vossa atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, basta um Sonoff Mini. E se for para 3, 4 ou 5 pontos, é igual. Só é preciso passar um cabo de retorno do final do circuito de interruptores até ao ponto onde se tem o Sonoff.
      É como está no esquema da imagem.

      Eliminar
    2. Muito obrigado, vou comprar e fazer o teste recomendado. Um grande abraço.

      Eliminar
    3. Se pretende enveredar pela Domótica, aconselho o fórum https://forum.cpha.tech/ com gente impecável para tirar dúvidas

      Eliminar
  2. Não sendo possível/desejável passar um cabo extra, ha problema de ligar um sonoff mini em cada interruptor das escadas?

    ResponderEliminar
  3. Quais os interruptores da serie sonoff a utilizar para a comutação de escada. Controlo de dois pontos a uma lampada. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. Preciso combinar uma eletroboia com um SOnOff, mas ele funciona por pulso, né? Somente a bomba ficava na extremidade de uma longa rede. Mas agora terei outro equipamento, de uso contínuo, ambos afastados da residência. Vou mudar os acionamentos usando Powerline e SOnOff. Atualmente interliguei a eletroboia num contator no início da rede. Mas a bomba e o outro equipamento estarão no fim da rede. Preciso de um dispositivo que gere pulso para o SOnOff quando a eletroboia armar (energizar) e desarmar um circuito auxiliar. Esse dispositivo gerador de pulso poderia ser à base de variação de tensão, que só ocorreria ao armar e desarmar, ficando constante nos 3 intervalos: antes, durante (o enchimento da caixa) e depois. Então eu soldaria os fios num SOnOff padrão, caso não exista um com tal dispositivo integrado.

    ResponderEliminar