2019/07/17

Sony A7R IV chega com 61MP


A Sony revelou a mais recente geração da sua câmara A7R IV, que agora chega com um imponente sensor full-frame de 61MP e capacidades impressionantes de tracking em tempo real mesmo em vídeo 4K.

Se no passado câmaras com tal quantidade de pixeis se tornavam num suplício de utilizar em situações de fotografia normal, tal o tempo necessário para captar e processar cada foto, nesta A7R IV a Sony apostou em fazer sentir o que a evolução tecnológica dos últimos anos permitiu fazer. Nesta câmara podemos captar fotos a 10 fps com tracking AF / AE, e até contar com sistema de auto-foco Eye AF (que foca no rosto e olhos) em tempo real, mesmo durante a gravação de vídeo 4K - e que funciona tanto para pessoas como também para animais.


Para os casos em que os 61MP não forem suficientes, podemos tirar partido de um modo multi-shot que utiliza pixel-shifting para captar 16 imagens ligeiramente desfasadas (num total de 963.2MP) que serão combinadas numa imagem final de 240MP - por pouco quase chegávamos ao processamento de imagens Gigapixel numa câmara destas! (Actualização: afinal a combinação é para ser feita posteriormente num PC utilizando o software "Imaging Edge".)

O visor é um OLED Tru-finder UXGA (5.76 milhões de pixeis - a resolução mais elevada de sempre numa câmara da Sony), podendo funcionar a 60 ou 120 fps para melhor resposta em função do alvo a fotografar. Conta ainda com USB-C (USB 3.2 Gen 1) e WiFi, permitindo transferências FTP mesmo enquanto se está a fotografar.

A Sony A7R IV irá ficar disponível em Setembro, com um preço de $3500, que facilmente se pode ampliar ao juntar alguns extras: o punho vertical (com duas baterias) custa $400, microfone ($350), adaptador XLR ($600), etc.

1 comentário: