2019/07/08

Stranger Things 3 em 4K já circula em versão pirata na net


A terceira temporada de Stranger Things estreou a 4 de Julho na Netflix, e não demorou para que surgisse em versões 4K pirateadas na internet. A curiosidade é que os piratas parecem ter conseguido aceder aos ficheiros originais da Netflix.

Como a história vai demonstrando, não importa que sistemas de DRM e protecções os estúdios usem para os filmes, é apenas uma questão de tempo até que surjam versões pirateadas na net. No caso dos filmes de cinema passa-se pelo habitual processo de surgirem versões "cam" gravadas de salas de cinema, com qualidade bastante duvidosa, até eventualmente surgirem versões melhores quando ficam disponíveis as edições em Blu-ray e DVD. Com as plataformas de streaming o processo é diferente, normalmente surgindo as versões "webrip" - mas no caso do Stranger Things 3, os piratas parecem ter conseguido algo ainda melhor.

As versões webrip consistem em captar os filmes que são recebidos por um computador, através de software ou hardware que seja capaz de "regravar" as imagens (há até quem refira que há cracks e ferramentas para Smart TVs para esse efeito). No entanto, para o Stranger Things o que surgiu foram versões "web" puras, que indicam que os piratas terão conseguido aceder aos ficheiros originais nos servidores da Netflix e removido as suas protecções DRM.


Embora para o público que consuma estes conteúdos não haja qualquer diferença funcional, sendo que pouco lhes interessa se a origem de um filme ou série é "webrip" ou "web" desde que o consigam ver com a qualidade pretendida; para os serviços de streaming a diferença é substancial. Se para os webrip é algo contra o qual nada podem fazer, estas versões web acabam por ser mais embaraçosas, demonstrando que o seu DRM é completamente inútil.

Dito isto, continua a ser bem mais simples pagar pela Netflix e ter acesso directo aos conteúdos do que andar a procurar versões pirateadas. Nem que o façam apenas por um mês para fazerem maratona de Stranger Things e outras coisas que queiram ver, a cada três ou quatro meses.


P.S. E voltando ao Stranger Things 3, não... não é mais bonita que a Phoebe Cates. :)

1 comentário:

  1. Não tem nada haver com a Phoebe Cates.....mas sabe qual é a Constante de Plank e a Phoebe não sabe ;-)

    ResponderEliminar