2019/07/18

UE multa Qualcomm em €242 milhões


As leis de mercado só funcionam se houver um mercado "saudável", o que infelizmente nem sempre acontece. A Qualcomm dá-nos mais um exemplo disso, ao ter sido apanhada a vender chips 3G abaixo do preço de custo, para eliminar um dos seus rivais.

A Comissão Europeia multou a Qualcomm em 242 milhões de euros por vender os seus chips 3G abaixo do preço de custo, entre 2009 e 2011, com o objectivo de eliminar a rival Icera. Para garantir que alguns dos seus clientes não comprassem os chips da Icera, a Qualcomm forneceu chips à ZTE e Huawei a preço abaixo do custo de fabrico - prática proibida na UE.

A multa de €242M representa 1.27% da facturação da Qualcomm em 2017 e visa dissuadir que tais práticas se repitam no futuro. A mim, parece-me um pequeno valor a pagar, considerando que por conta disto a Icera acabou por ser comprada pela Nvidia, que depois decidiu acabar com a linha de chips de telecomunicações em 2015.

Quantos milhares de milhões não terá a Qualcomm ganho ao ter eliminado este concorrente?... Como todos os que já tiverem jogado ao jogo Monopólio poderão confirmar, o "mercado" raramente tem piada quando passa a estar nas mãos de apenas uma única entidade, ou um cartel, que comece a deturpar as regras em proveito próprio.

1 comentário: