2019/07/16

MS vai permitir outros assistentes de voz no lock screen do Windows 10


A MS está a ter uma atitude bastante aberta quanto à utilização de outros assistentes de voz no Windows 10, e na próxima actualização prepara-se para os deixar funcionar até no lock screen do Windows.

Talvez por culpa dos episódios por que já passou no passado (quando foi forçada a apresentar ecrãs de selecção de browsers no Windows), a Microsoft está a ter uma relação bastante mais generalista no que diz respeito aos assistentes de voz no Windows 10. Em vez de bloquear o sistema à utilização da sua Cortana, a MS tem tratado o assunto como sendo apenas mais um serviço que fique à escolha de cada utilizador, e que a nível técnico é demonstrado pela "separação" da Cortana do sistema, passando a ser uma app na Windows Store.

Por isso mesmo, não será surpresa que para Setembro, com a chegada da próxima actualização do Windows 10, a MS queira permitir que outros assistentes que se instalem - como a Alexa da Amazon - possam estar activos mesmo com o ecrã de bloqueio do Windows 10. Desta forma, mesmo estando um PC "bloqueado", será possível dizer algo como "Alexa, what time it is?" ou outros comandos, sem que seja necessário manter o computador continuamente desbloqueado para esse efeito.

Vamos lá ver se será incentivo que chegue para que a Google lance uma app Google Assistant dedicada para Windows 10, ou se continuará a ignorar este segmento e a deixar que seja a Amazon a captá-lo com a Alexa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)