Está a circular uma campanha fraudulenta via SMS dizendo que é dos CTT e promete aos visados a oferta de um Galaxy S9, mas que na realidade lhes irá subtrair 75 euros todos os meses.
A maioria das pessoas já deverá estar sensibilizada para que não existem "prémios milagrosos" a cair do céu, e por isso deverão ficar imediatamente desconfiadas com qualquer SMS que diga que ganharam um smartphone de valor considerável. No entanto, nunca é demais alertar para estas situações, para que se reduza ainda mais a probabilidade de alguém se tornar vítima destes esquemas fraudulentos.
Esta campanha recorre a SMS que se apresentam como tendo sido enviadas pelos CTT e que direccionam as pessoas para um pequeno questionário que no final diz que se foi o vencedor de um Galaxy S9, pelo qual se terá que pagar apenas uma pequenas taxa de €2 para o envio.
O passo seguinte direcciona a vítima para um site onde terá que introduzir os seus dados - nome, morada, email, telefone - e a parte curiosa é que mesmo sendo um esquema fraudulento, tem ainda assim a honestidade (se assim se puder dizer) de dizer o que realmente se passa:
No topo, e no fundo do site, surge esta mensagem:
"Todos os novos clientes participam no sorteio do prémio para o produto da campanha apresentado. Se for o feliz contemplado, será contactado diretamente por email. Esta oferta especial vem com um período experimental de 4 dias para um serviço de subscrição associado, após o qual o valor da subscrição mensal (75 EUR) será deduzido automaticamente do seu cartão de crédito. Se, por qualquer motivo, não estiver satisfeito com o serviço, pode cancelar a sua conta no prazo de 4 dias. O serviço será renovado mensalmente até ser cancelado. Esta campanha terminará em 31 de dezembro de 2019."
Ou seja, para além das vítimas pagarem €2 pela entrada num sorteio (que não lhes garante que recebam o Galaxy S9 que pensam estar a comprar), irão começar a pagar 75 euros por mês pela subscrição mensal deste "serviço".
Não deixem de alertar amigos e conhecidos que potencialmente possam ser mais susceptíveis a este tipo de esquemas.
[Obrigado ao Ricardo Saraiva por nos ter referenciado esta situação]
Hummm... Pela "honestidade" apresentada, coloca-se a seguinte questão:
ResponderEliminarPoderá isto ser considerado fraude ou simples campanha manhosa de puro "marquetingue" nojento?
Claro está que, se usam um logotipo (e o nome) dos CTT sem permissão, só poderá ser FRAUDE!
EliminarSuspeito que aquele disclaimer seja apenas para criar essa dúvida, de forma a que a página final não seja logo removida.
EliminarAgora a forma como estão a fazer lá chegar as "vítimas"... isso é que não apresenta dúvidas.
Precisamente.
EliminarEu recebi um questionário destes mas com o logo da Vodafone, como não cai há primeira ainda tentaram uma segunda vez.
ResponderEliminarEu apenas paguei os 2 euros que devo fazer para não ser burlado ou seja pagar os 75 euros?
ResponderEliminarContacta o banco / serviço do cartão de crédito para que te cancelem qualquer tentativa de débito desta serviço.
EliminarVê também se nos emails que te enviaram indicam qualquer forma de fazer o cancelamento da dita subscrição.
Como se pode cancelar a subscrição???
ResponderEliminarapareceu-me agora uma sms dessas pela vodafone e preferi investigar, acabando por vir parar aqui. Obrigada pelo alerta.
ResponderEliminar