2019/08/21

Facebook lança ferramenta para gerir recolha de dados de outros sites


O Facebook tem-se apressado a fazer, após o escândalo Cambridge Analytica, tudo aquilo que nem pensava fazer antes - incluindo esta nova ferramenta que dá aos utilizadores o controlo sobre como é feito o tracking por outros sites.

O Clear History do Facebook dá aos utilizadores a possibilidade de eliminarem o histórico de dados recolhidos sobre si; incluindo o elemento crítico dos dados "off-Facebook". Ou seja, esta ferramenta permitirá também fazer a gestão dos dados que são recolhidos pelo Facebook mesmo quando se visitam outros sites, bastando que permitam fazer o login via Facebook ou tenham botões de Like ou partilha.


Esta é uma ferramenta que o Facebook tem vindo a prometer há muito, mas que tem demorado bastante a chegar aos utilizadores. Aliás, mesmo agora, o Facebook optou por limitar o seu lançamento apenas a um conjunto restrito de países, que nem sequer inclui os EUA - Espanha, Irlanda, Coreia do Sul. Com a expansão a mais países a estar prometida para os meses que se seguem.

O Facebook diz que os atrasos se devem à forma complexa como estes dados eram recolhidos e aramazenados, por vezes ficando fragmentados por diferentes sistemas e não permitindo um acesso ou gestão fácil de forma centralizada. Problemas que agora parecem ter sido resolvidos... mas apenas para alguns países.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)