2019/08/22

Google quer proteger privacidade na web com Privacy Sandbox


Poderá parecer um pouco estranho ver a Google falar de privacidade na web, mas é isso mesmo que a empresa promete fazer com a sua nova proposta para um "Privacy Sandbox" no Chrome, que tentará conciliar a privacidade dos utilizadores com a capacidade de manter o tracking necessário para a apresentação de publicidade direccionada.

A Google vive da apresentação de publicidade direccionada na web, e para isso precisa saber o máximo sobre cada utilizador. Algo que entra em conflito com o desejo de dar aos utilizadores o controlo sobre a sua privacidade, mas a Google diz querer resolver com o Privacy Sandbox.

O panorama na web tem sido de guerra aberta entre utilizadores e empresas de tracking / publicidade. Os utilizadores recorrem ao bloqueio dos cookies, ad-blockers e aos modos privados dos browsers; as empresas contra-atacam com sistemas de fingerprinting que continuam a tentar identificar os utilizadores das formas mais criativas possíveis; levando a novas coisas a bloquear; e assim entrando num ciclo vicioso sem fim.

Com o tal Privacy Sandbox a Google quer quebrar este ciclo, criando um sistema que dê aos utilizadores a confiança de que manterão total controlo sobre a sua privacidade, mas que simultaneamente também dê aos anunciantes dados suficiente para conseguirem medir a sua actividade e apresentarem publicidade relevante.

A proposta é positiva, mas corre o risco de ser vista como uma forma desesperada da Google tentar manter-se à frente da onda de privacidade que faz com que cada vez mais utilizadores se mudem para browsers que garantam essa mesma privacidade, sem compromissos nem conflito de interesses em lucrar com a publicidade. Aliás, bastará relembrar que a Google ainda nem sequer permite a instalação de ad-blockers no Chrome mobile... Algo que, desde logo, poderá fazer com que toda a conversa sobre privacidade que queira ter tenha que ser encarada com alguma dose saudável de suspeição.


Actualização: Não sou o único a dizê-lo...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]