2019/08/07

Toshiba apresenta SSDs NVMe em formato "micro SD"


A Toshiba quer reduzir o tamanho dos SSDs ainda mais, apresentando um novo formato cujo nome é maior que o seu tamanho físico: o XFMEXPRESS.

Com um tamanho pouco maior que o de um cartão microSD, este XFMEXPRESS é mais um dos casos que demonstra que não se deve julgar um produto pelo seu tamanho. Este "cartão" contém um SSD NVMe com PCIe x4, com todo o desempenho que esse interface permite.


Precisamente por isso, este novo formato não é concebido para ser utilizado em slots estilo microSD; mas sim inserido num socket com sistema de dobradiça que garante o contacto adequado e tranca o cartão na posição correcta.

A grande vantagem é que, mesmo com o tamanho extra deste socket, este formato permite colocar SSDs de alto-desempenho em dispositivos onde nem sequer os SSDs M.2 mais compactos seriam viáveis - ou então poupar valioso volume que poderá ser utilizado para outros fins.

Eventualmente, talvez o possamos ver chegar aos smartphones, portáteis, câmaras digitais, ou até a motherboards desktops.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)