2019/08/22

Waymo começa a testar carros autónomos à chuva


Depois de ter passado anos a testar os seus carros autónomos em boas condições atmosféricas, a Waymo (Google / Alphabet) vai finalmente avançar com um programa de testes durante a época de chuvas na Florida.

A Waymo é a empresa que está mais avançada na tecnologia de condução autónoma, mas para que os carros autónomos se possam tornar realmente numa alternativa aos carros com condutor, terão também que ser capazes de enfrentar condições atmosféricas menos amenas. Depois dos testes que seguramente terão sido feitos nos seus laboratórios e circuitos de testes, a Waymo vai avançar com um programa de testes à chuva na Florida, com várias das suas carrinhas Chrysler Pacificas e também um dos seus Jaguar I-Pace.

A condução autónoma à chuva traz todo um novo conjunto de problemas a superar; a começar pela dificuldade em captar imagens das câmaras, dados dos LIDAR com muito mais "interferências"; e até as diferenças no comportamento do veículo quando circula em estradas muito molhadas.

Partes do teste serão realizados num circuito fechado de testes, mas serão também postos à prova nas estradas públicas - sempre sob o olhar atento de condutores humanos a bordo. Esperemos que a Google depois partilhe os resultados destes testes, mesmo que isso seja acompanhado por algumas situações embaraçosas dos seus carros a não conseguirem circular por terem água a mais a escorrer à frente das câmaras.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]