2019/09/03

AUO apresenta painéis Mini LED 4K 144Hz e para VR


A AUO já mostrou alguns dos seus novos painéis Mini LED, que permitirão criar monitores 4K 144Hz com mais de 1000 zonas de local dimming, entre outros painéis para ecrãs em óculos VR, automóveis, e mais.

A AU Optronics é um dos maiores produtores de ecrãs, e apresentou em Taiwan alguns dos seus mais recentes modelos, assim como protótipos do que se poderá esperar para o futuro. Estes painéis Mini LED são painéis LCD, mas que contam com retro-iluminação LED independente, que permitem fazer o local dimming para aumentar o contraste significativamente face aos que LCDs que apenas contam com LEDs nas margens laterais.

Para a sala, a AUO tem um painel Mini LED 4K de 65", a 144Hz, mais de 1000 zonas de dimming, e 2500 nits de luminosidade máxima. Para ter em cima de uma secretária, há também uma versão idêntica mas com "apenas" 32" e luminosidade máxima de 1500 nits, que seguramente poderemos ver em monitores gaming de diferentes marcas num futuro não muito distante. E para os portáteis, um ecrã 4K de 17.3" com certificação VESA DisplayHDR 1000 (que garante pelo menos uma luminosidade de 1000 nits).


Mas os ecrãs da AUO não se limitam ao segmento dos monitores para computadores e portáteis. Há também ecrãs curvos e ultra panorâmicos destinados aos painéis de instrumentos de automóveis (por causa dos longos períodos de testes e certificação, a AUO diz que só deverão chegar aos automóveis daqui por 4 ou 5 anos), e também uns curiosos ecrãs de 2.9" com densidade de 1688PPI e 2304 zonas de dimming, para óculos VR.

Uma coisa é certa, a AUO está finalmente a investir fortemente nos Mini LEDs e painéis com local dimming como forma de competir com os ecrãs OLED - e esperemos que isso faça com que outros fabricantes também sigam o mesmo exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)