2019/09/05

Revelados telefones de 419 milhões de utilizadores do Facebook


Parece não haver fim à vista para a descoberta de dados expostos de utilizadores do Facebook, desta vez com mais um lote de informações sobre 419 milhões de utilizadores, incluindo os seus números de telefone.

As bases de dados foram descobertas por um investigador de segurança num servidor exposto ao mundo sem qualquer protecção, e continham o código de utilizador do Facebook e o seu número de telefone - e no processo não revela apenas os números de centenas de milhões de utilizadores, como também de algumas celebridades que se podem tornar alvos ainda mais apetecíveis.


Não que o caso não seja suficientemente problemático para os utilizadores ditos "normais". Recentemente temos falado dos riscos dos bancos estarem a investir nos SMS como forma de validação, e bases de dados como estas mostram como o número de telefone se pode tornar numa vertente de ataque cada vez mais atractiva para o chamado "SIM swapping", em que recorrendo a um contacto no interior das operadores, ou a engenharia social, um atacante se pode apoderar do número de telefone da vítima, podendo realizar operações de recuperação de passwords, ou validação de operações fraudulentas.

O Facebook limitou-se a dizer que estes dados terão sido recolhidos antes de ter cortado o acesso aos números de telefone dos utilizadores no ano passado - embora a base de dados em questão parece ter sido preenchida há menos de um mês. Ou seja...sem grandes preocupações que centenas de milhões de utilizadores tenham ficado com o seu número de telefone público, para toda a internet ver, e potencialmente abusar.

2 comentários:

  1. ola Carlos Martins, queria aproveitar mais esta lamentável notícia para sugerir o seguinte, que tal publixar um artigo sobre todas as falhas clamorosas do tretabook? bom e trabalho para muito tempo eu sei... 😂 😂 mas e que nem assim o pessoal deixa aquilo e carrega no botao apagar conta.... incrível....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo clicando no botão, nada é apagado...

      Eliminar