2019/09/29

Tilt Five promete jogos de tabuleiro "holográficos" em realidade aumentada


Há um projecto no Kickstarter que parece ser o sonho de todos os que querem ver os jogos de tabuleiro darem um salto para a próxima geração, recorrendo a óculos de realidade aumentada para jogos multi-player que criam universos em cima da nossa mesa.

Enquanto o Magic Leap vai prometendo revolucionar o mundo da realidade aumentada (sem o fazer de forma concreta), este Tilt Five revela-se como um projecto que entra quase na categoria do "bom demais para ser verdade". O sistema conta com óculos de realidade aumentada e uma "varinha" de controlo para interagir com os mundos virtuais que são criados sobre o mundo real.
Com um preço de $299, torna-se difícil acreditar que este Tilt Five possa realmente superar óculos e sistemas que custam várias vezes isso, mas a verdade é que isso se torna possível através de uma técnica curiosa. Os óculos em si não têm "ecrãs" mas sim pico-projectores, e as imagens que se vêem através deles são realmente projectadas e vistas no tabuleiro de jogo - que tem uma superfície especial para reflectir a luz unicamente em direcção do emissor (os óculos).

Isto significa que, mesmo tendo múltiplos jogadores a jogar no mesmo tabuleiro, cada um apenas conseguirá ver aquilo que os seus próprios óculos estão a projectar (com qualidade HD para cada olho, usando projecção a 180Hz - mas com cores sequências, o que dá 60Hz para o "R", "G", e "B").

Se a realidade comprovar o que vemos nos vídeos de apresentação e demonstração, parece-me estar bem encaminhado. Mas... neste tipo de coisas, é sempre melhor aguardar para ver. Os interessados em apoiar o projecto poderão fazê-lo a partir de $299, com entrega prometida para Junho de 2020.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)