2019/09/16

WiFi 6 ganha certificação oficial


A WiFi Alliance lançou finalmente o programa de certificação para o WiFi 6, para assegurar que os consumidores terão equipamentos que cumprirão com as expectativas.

O WIFi 6 - anteriormente conhecido por WiFi 802.11ax - vem com muitas promessas de melhorias e maior velocidade, mas embora já existam no mercado produtos "WiFi 6", só agora é que esses produtos poderão começar a ser certificados.

Para receber esta certificação os equipamentos têm que suportar coisas como OFDMA (orthogonal frequency division multiple access) para comunicar com múltiplos dispositivos no mesmo canal, WPA3, MU-MIMO, 1024 QAM, canais de 160MHz, beamforming, e também a capacidade para dizer aos demais dispositivos quando é que deverão fazer a próxima comunicação, para reduzir os conflitos nas tentativas de ligações. Enfim, todas as coisas que permitem ao WiFi 6 ser melhor e até 40% mais rápido que o WiFi 5.

O número de produtos que por agora pode ostentar este símbolo com certificação do WiFi 6 é por agora bastante reduzido, mas espera-se que venha a aumentar rapidamente no futuro. Por isso, e considerando que o investimento em produtos WiFi é normalmente feito "a longo prazo", se possível tentem optar por produtos com esta certificação, ou que sejam de marcas com reputação suficiente para vos fazer dispensar essas preocupações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)