2019/10/15

Bug no Google Assistant pode deixar smartphone sempre à escuta


Têm surgido relatos em número crescente de um bug no Google Assistant que pode fazer com que o smartphone fique permanentemente no modo de escuta, não voltando a apagar o ecrã como é suposto.

Este bug do Google Assistant parece estar relacionado com o sistema que faz a gestão do reconhecimento quando existem múltiplos dispositivos a escutarem os nossos comandos. É particularmente frequente entre utilizadores do Google Home, mas também entre quem tenha dois smartphones Android, ou um smartphone e tablet.

Quando temos múltiplos equipamentos capazes de detectar o "Ok Google", o processo é gerido por apenas um dos dispositivos (por exemplo, o Google Home) de modo a que não se tenha um "coro de respostas" de todos eles em simultâneo.


No entanto, algo neste processo parece estar a falhar de vez em quando, fazendo com que os dispositivos que deveriam regressar ao modo de suspensão fiquem, em vez disso, permanentemente no ecrã do Google Assistant prontos para reagir a novos comandos.

Como se pode imaginar, há inúmeros cenários onde isto pode ser problemático (e já nem falo nas questões de privacidade). Quem confiar no Google Assistant para fazer a rotina de "ir dormir" com um comando de voz quando já está na cama, arrisca-se a poder descobrir na manhã seguinte que o seu smartphone passou a noite toda com o ecrã ligado (o que não será muito saudável no caso dos smartphones com ecrãs OLED), ou que ficou sem bateria, etc. etc.

Caso estejam nessa situação de ter múltiplos dispositivos a reagir ao "Ok Google", convém manter um olhar mais atento até que este bug seja resolvido, para garantirem que o smartphone regressa ao modo de suspensão.

2 comentários:

  1. Para já, a solução foi desactivar a detecção do OK Google com o ecrã desligado, caso contrário era uma "festa" :/

    ResponderEliminar
  2. Nap é bug, é feature, :-)

    ResponderEliminar