2019/10/20

Google Play Store começa a apresentar publicidade nas actualizações?


Surgiu-me recentemente na secção de actualização da Play Store uma coisa curiosa: a promoção a um novo desafio no Clash Royale.

Eu sei que, tanto no Android como no iOS, é perfeitamente possível nunca visitar a secção das actualizações das apps e deixar que sejam feitas de forma completamente automática. No entanto, confesso que o salto à secção das actualizações se tornou parte do meu ritual diário, gostando de espreitar que coisas novas surgiram - mesmo resignando-me que a maioria das apps tenha caído na genérica descrição de "estamos a trabalhar para melhorar a app e por isso fazemos actualizações regulares", sem dizerem nada de concreto que permita saber se realmente resolveram aquele bug que nos estava a chatear, ou não.

Mas desta vez não foi caso disso. No salto à secção de actualizações na Play Store, eis que acima das apps com actualizações disponíveis me surge um inédito "Happening in Clash Royale" a indicar a chegada de um novo desafio para desbloquear uma nova carta de jogo (Elixir Golem). Embora assuma que isto me foi apresentado por ter o jogo instalado (não faria muito sentido apresentar isto a quem não tivesse sequer o jogo), é algo que nunca tinha visto dantes, e que me faz suspeitar que seja um novo local que a Google estará a disponibilizar para publicidade dentro da Play Store.

Já se depararam com alguma promoção idêntica dentro da secção de actualizações da Play Store? E, independentemente disso, acham que será um local onde se poderá aceitar este tipo de destaques, ou acham que já começa a ser "um abuso" tentar fazer publicidade em todos os locais onde acharem que a podem injectar (leia-se: vender)?

7 comentários:

  1. Para mim, jogos na PlayStore do Google é um fardo.
    Os jogos deveriam estar disponíveis numa "loja" totalmente separada das aplicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz sentido nenhum se fosse como diz. A loja tem seções diferentes em baixo e pode escolher se quer apps ou jogos ou procurar tudo. Se se sente incomodado por ver jogos também e nunca joga, só tem que ignorar, não é tão difícil assim...

      Eliminar
    2. Respeito a sua opinião para para todos os efeitos, são um fardo.

      Tento ignorar ao máximo, mas sempre que por lá ando, todos os primeiros passos que me são "oferecidos" são... JOGOS!

      Se até o Youtube teve direito a uma aplicação para miudos, não tenho a menor sombra de dúvidas de que separar os jogos das aplicações não lúdicas seria a coisa mais fácil deste mundo.

      Mas como não é assim que o negócio funciona, claro que fico a ver navios.

      Mas continuo na minha: é um fardo.

      Eliminar
  2. android mais tarde vai ser um sistema operativo cheio de publicidade. depois anda o pessoal a carregar aqui e ali para desligar a treta da publicidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Android e serviços google (e muitos outros na net) são de alta qualidade e gratuitos, não porque as pessoas são boa gente, mas porque podem ganhar dinheiro com publicidade. Mas Apple leva com algo menos de publicidade (Se usar só serviços Apple) mas paga um Premium e muitas coisas gratuitas no mundo google, lá paga.

      Agora depende se tem um terminal chinês (estilo Xiaomi ou alguns Huawei) que apresenta publicidade onde não deve! Eu tenho um Samsung S9 Plus e a única publicidade que tenho é a mesma que no PC quando procuro algo no google ou vejo o meu e-mail e tenho publicidade no spam (ou na loja sobre jogos ou apps que pagam para ter visibilidade, tal como na loja da Microsoft). De resto recebo ZERO publicidade extra. Devia trocar de marca ou usar melhores apps...

      Eliminar
    2. A Xiaomi já não tem publicidade, com a Miui 11 há um botão para desligar toda a publicidade, só mesmo nas roms chinesas é que apresentam publicidade.

      Eliminar